Estava ancioso para por as mãos nesta edição para ver como ficou o artigo que escrevi sobre o Spring Framework.
O artigo descreve uma aplicação simples e completa usando Spring Framework, JSF e JPA. Através de configurações em XML e anotações, os serviços de transação e persistência são ilustrados no desenvolvimento de DAOs e componentes de negócios gerenciados pelo Spring e acessados através de telas na web com JSF. As principais funcionalidades do Spring Framework e as partes que compõem o Spring Portfólio também são descritas neste artigo.
Uma aplicação completa para web é presentada, desde a modelagem simples de casos de uso até códigos em classes Java, interfaces e diagramas UML de classes e sequência, mostrando como usar o Spring Framwork para simplificar o desenvolvimento de aplicações.
Nem tudo é perfeito ... Por mais que revisemos o artigo e que exista um editor extremamente criterioso durante a revisão, sempre sobram alguns erros. Para a tranquilidade de todos, não são erros técnicos, mas sim, pequenos erros ortográficos e posicionamento de figuras e listagens em páginas diferente de onde são referênciados.
Aqui estão algumas erratas que encontei após uma nova leitura do texto através da revista:
- Pág. 54, 1a. coluna, 3o. parágrafo: A figura 1 citada aparece na página 53 exigindo do leitor a mudança de página;
- Pág. 60, 1a coluna, 3o parágrafo: Aparece a palavra "componentes" onde deveria ser "componente" resultando em: "Em alguns casos não é possível configurar um componente gerenciado pelo Spring através de anotações";
- Pág 60, 1a coluna, 3o e 4o parágrafos: O início do 4o parágrafo repete a mesma informação apresentada no final do 3o. parágrafo;
- Pág. 61, 1a coluna, 1o parágrafo: Uma das anotações do Spring está grafada com um s a mais: @Respository, e o certo seria: @Repository;
- Pág. 61, 1a coluna, 4o parágrafo: A listagem 5 é referenciada nesta página e o conteúdo desta listagem está na página 62, exigindo do leitor a mudança de página.
- Pág 63, 1a coluna: As listagens 7 e 8 são citadas nesta página, mas o conteúdo destas listagens estão na página 64, exigindo do leitor a mudança de página.
De qualquer maneira, o artigo ficou muito bom e muito bem apresentado na Java Magazine. Está bem diagramado e com o conteúdo na medida certa. Contudo, para não estender o tamanho do texto, foi necessário colocar somente os códigos fontes e diagramas necessários para o entendimento do assunto apresentado. Em alguns códigos, trechos considerados irrelevantes foram omitidos sem prejuízo para a compreenção. Mas, a DevMedia disponibilizou para download o projeto Eclipse completo que fiz para a aplicação demonstrada no artigo. Quem se interessar pode fazer o download clicando aqui. O zip baixado tem um arquivo "leiame.txt" com os pré-requisitos e passos para instalação.
Show de bola foi a dobradinha com o artigo nesta mesma edição da Java Magazine que traz a tradução da entrevista com o Rod Johnson (criador do Spring e fundador da SpringSource) realizada no JavaOne2008. Eu ajudei a escrever algumas perguntas que foram realizadas pela Yara Senger (Globalcode) e Melissa Villela (Globalcode) durante o evento. Não perdi a oportunidade de questionar os seguintes pontos:
- A plataforma Spring pretende ser uma alternativa viável à própria plataforma Java EE, e não apenas uma alternativa a EJB?
- Depois do EJB 3 no Java EE 5, porque deveríamos continuar usando Spring nas aplicações enterprise?
Por fim, comento no artigo os passos necessários para se tornar um profissional certificado em Spring Framework (S2CP - SpringSource Certified Professional). No início deste ano fiz a prova de certificação. Depois conto os detalhes em outro post.
Quem quiser comentar estes artigos da edição 65 da Java magazine é só mandar para blog@spock.com.br ou escrever comentários para este post.
Then, enjoy!