quarta-feira, 2 de julho de 2008

Blade Runner: O livro vs o filme

Finalmente tomei coragem e li o livro "Blade Runner, O caçador de Andróides". Este livro foi a inspiração para o filme de mesmo nome dirigido por Riddley Scott e estrelado por Harrison Ford. O nome original do livro é "Do Androids Dream of Electric Sheep?". Mas, com o sucesso do filme as novas edições do livro foram renomeadas.

Este livro foi um caso atípico para as minhas estatísticas. Geralmente o filme nunca supera o livro. Contudo, neste caso o livro apresenta uma história um pouco diferente do que foi apresentada nas telas. O filme está anos-luz na frente do livro. Mesmo assim, vale a pena ler o livro.

O livro mostra alguns aspectos do personagem principal interpretado por Harrison Ford. Rick Deckard é casado no livro e vive as mesmas paranóias da população de uma maneira geral. Tem a mesma necessidade de possuir um animal como símbolo de status, mesmo que seja um animal artificial. Começa a demonstrar empatia pelos andróides e se envolve com a andróide Rachael. Um ponto curioso no livro é a tentativa de confundir o Deckard com a idéia de que ele poderia ser um androide também e que ele não seria capaz de distinguir (uma das mesmas idéias presentes em Matrix!).

Já o filme mostra um policial solitário e que foge com a andróide Rachael como sua amante. Inclusive, o filme sugere que o Deckard realmente é um andróide e ele não sabia. Simplesmente fantástico.

O Spock não é só tecnologia, mas sci-fi também! :)

Nenhum comentário: