terça-feira, 29 de julho de 2008

Foram muitas novidades no TDC 2008

O TDC 2008 já se foi! Definitivamente o evento foi um sucesso. A Globalcode está se tornando senior em desenvolvimento de eventos Java. No ano passado, que foi a primeira edição do evento, contou apenas com uma trilha de palestras, apenas um palestrante internacional e a maioria dos palestrantes eram instrutores da Globalcode. Este ano foi um upgrade e tanto! Três palestrantes internacionais de peso, 2 trilhas de palestras em paralelo, vários palestrantes de outras empresas e, além de tecnologia Java, falou-se muito de processos e metodologia.

Para mim foi muito proveitoso ouvi falar de:
  • Scrum;
  • Java EE 6: EJB 3.1, JSF 2.0, WebBeans, Servlets 3.0, asyncronous bean invocation e timed invocations;
  • Java SE 7: JavaFX e applets;
  • Annotations (a febre!);
  • OSGi;
  • JBoss Seam;
  • SpringSource Application Platform;
  • JBoss Rules e jBPM.
O público pôde ouvir muito sobre o futuro do Java, as novas especificações, os novos recursos e linguagens integradas ao Java, além de discutir processos e metodologias.

Aproveitei o evento e trouxe dois livros para casa: JavaServer Faces: The Complete Reference e EJB 3 In Action. Não perdi a oportunidade de fazer tietagem e consegui o autógrafo do primeiro livro com o Ed Burns e do segundo livro com o Reza Rahman. Mas perdi a oportunidade de conseguir o livro Secrets of the Rockstar Programmers que sumiu rapidamente das prateleiras da Tempo Real no evento já no início do evento. Contudo o Ed Burns deixou algumas palavras sobre este livro em palestra e numa entrevista para a Computer World Brasil: Conheça os grandes segredos dos programadores ‘rockstar’.

Contudo, fantástico mesmo foi reencontrar vários amigos, ex-colegas de trabalho e muitos ex-alunos. Pude trocar muitas figurinhas com vários deles, além de promover muito network!

Realmente o evento foi um sucesso. Pena que já acabou! Mas ainda ouviremos muito sobre o que foi discutido neste evento ... Parabéns a Globalcode!

Um comentário:

edburns disse...

Hello Spock,

Thanks for the shout-out. The official homepage for the book is http://ridingthecrest.com/ . It was great to see you again at TDC2008. I really treasure your signature in the conference scrap book!

Ed