sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Integrando o futuro: Seam e Spring

Quem disse que não é possível usar o Spring Framework e o JBoss Seam juntos?

No JustJava2008 apresentei uma palestra com o resultado da integração destes dois frameworks. Nesta apresentação ilustrei os passos necessários para configurar uma aplicação Web para ter os dois frameworks funcionando em conjunto. Apresentei as características do Seam que o qualificam para o gerenciamento da camada de apresentação (View e Controller) numa arquitetura MVC na Web com Ajax e as características do Spring que o qualificam para o gerenciamento da camada model com integração com os serviços EE (transação, segurança, logging, remoting, pooling, etc). Claro que estes frameworks são mais abrangentes do que o discutido na palestra.

Na apresentação pude discutir os problemas encontrados nesta integração considerando as diferenças destes frameworks que resultam em alguns curto-circuitos. Contudo, a integração até que funciona bem! Mas, tem que ficar atento com estes curtos.

A seguir estão os slides para a comunidade. Then, enjoy it!

Um comentário:

JEFFMOR disse...

Olá Spock. Acabei não vendo a sua palestra no JJ. Mas pelo que vi nos slides(Teria algum lugar para baixar o pdf?) acho que não teria muita vantagem essa integração em uma aplicação apenas JEE, isto pq o seam "faz grande parte" das coisas que o spring faz. Acho q ficaria legal integrar o seam com spring quando tivesse por exemplo uma "aplicação Desktop" já que o seam não tem nada para este ambiente. Antes de mais nda, sou fã do Spring e vejo que ele ajuda muito em aplicações que ainda são limitadas pelo versão do java(1.4 por ex.) e no uso de outros frameworks, mas quando se utiliza o Seam apenas para JEE, acho na minha humilde opinião que não precisa da integração com o Spring, ou teria?