- A falta de um mecanismo de templates de telas, semelhante ao Tiles do Struts, que seja bem integrado ao JSF;
- Definição de novos componentes de UI e custom tags a partir da composição de outros componentes e uso de JSP (XHTML no caso do Facelets) semelhante ao conceito de TagFile;
Este framework implementa um novo compilador de páginas baseado em XHTML para realizar a instanciação da árvore de objetos (componentes UI) no lado do servidor para representar a tela JSF a ser renderizada em HTML para o usuário. Este mecanismo se tornará o substituto do JSP onde, por exemplo, não seria mais possível usar scriptlets.
Para ilustrar os conceitos relacionados a este fremework, a sua atual importância, o relacionamento com o JCP no JSF 2.0 e apresentar alguns exemplos, fizemos uma apresentação no JustJava2008.
Seguem abaixo os slides utilizados durante a apresentação.
Nesta apresentação falamos sobre o que é template de telas JSF, como criar um template, como criar uma tela JSF reusando um template, como configurar o Facelets numa aplicação Web e como criar componentes via TagFile (XHTML) e a respectiva custom tag. Tudo ilustrado com algumas demonstrações e trechos de código.
Os slides e a aplicação de demonstração podem ser baixados através do seguinte link: JustJava2008-Facelets.
Then, enjoy it!
Um comentário:
Olá Dr. Spock, achei muito interessante seu post. tenho uma dúvida, é possível criar algo parecido com iframe usando facelets ?
Postar um comentário