domingo, 14 de setembro de 2008

Templates de Tela JSF e TagFiles com Facelets

O JavaServer Faces (JSF) na versão atual para o Java EE 5 tem algumas deficiências que serão resolvidas na nova especificação JSF 2.0. Aqui estão algumas deficiências encontradas no atual JSF 1.2:
  • A falta de um mecanismo de templates de telas, semelhante ao Tiles do Struts, que seja bem integrado ao JSF;
  • Definição de novos componentes de UI e custom tags a partir da composição de outros componentes e uso de JSP (XHTML no caso do Facelets) semelhante ao conceito de TagFile;
Contudo, o framework chamado Facelets foi desenvolvido e ganhou popularidade ao resolver estes problemas já na versão atual do JSF. A popularidade foi tamanha que chamou a atenção do "expert group" que deseja incorporar este mecanismo na especificação mantida pelo JCP.

Este framework implementa um novo compilador de páginas baseado em XHTML para realizar a instanciação da árvore de objetos (componentes UI) no lado do servidor para representar a tela JSF a ser renderizada em HTML para o usuário. Este mecanismo se tornará o substituto do JSP onde, por exemplo, não seria mais possível usar scriptlets.

Para ilustrar os conceitos relacionados a este fremework, a sua atual importância, o relacionamento com o JCP no JSF 2.0 e apresentar alguns exemplos, fizemos uma apresentação no JustJava2008.

Seguem abaixo os slides utilizados durante a apresentação.



Nesta apresentação falamos sobre o que é template de telas JSF, como criar um template, como criar uma tela JSF reusando um template, como configurar o Facelets numa aplicação Web e como criar componentes via TagFile (XHTML) e a respectiva custom tag. Tudo ilustrado com algumas demonstrações e trechos de código.

Os slides e a aplicação de demonstração podem ser baixados através do seguinte link: JustJava2008-Facelets.

Then, enjoy it!

Um comentário:

Unknown disse...

Olá Dr. Spock, achei muito interessante seu post. tenho uma dúvida, é possível criar algo parecido com iframe usando facelets ?