sábado, 11 de julho de 2009

Ubuntu Netbook Remix e Acer Aspire One

Recentemente adquiri um netbook da Acer Aspire One (ZG5 - AOA150-1706) com o Windows XP Home previamente instalado. Uma excelente máquina, portátil e com boa performance. Contudo, fiquei extremamente decepcionado com o sistema operacional instalado. Não, porque era um Windows, e sim pelas limitações impostas pela Microsoft para esta distribuição do Windows. Eu estava disposto a manter este sistema operacional porque gostaria de ter uma cópia legalizada, além de poder rodar alguns programas que não tenho disponível para Linux. Mas, fui tentar instalar alguns softwares da própria Microsoft para conectividade com Unix e este sistema rejeitou a instalação. Também experimentei problemas ao copiar arquivos maiores que 2GB para um pendrive de 16GB. Esta foi a gota d'água para jogar na lixeira o Windows e instalar um Linux.

Então, conheci o Ubuntu Netbook Remix (UNR). Esta distribuição é uma versão do já conhecido Ubuntu, mas otimizado e testado para alguns netbooks disponíveis no mercado. Daí, não tive remorso. Fiz um backup da instalação original da máquina e instalei o UNR.

Após a instalação do UNR no netbook, notei que todos os dispositivos funcionaram perfeitamente sem nenhuma configuração extra. Itens como webcam integrada, microfone embutido, mouse touchpad, wifi, áudio e xorg funcionaram perfeitamente. Foi fantástico ver que após uma instalação simples e rápida já estava disponível o Firefox, Pidgin, OpenOffice 3 e outros softwares para edição de imagens, tocar áudio e video. Sem muito esforço instalei o JDK da Sun através do Synaptic Package Manager e depois o Eclipse e NetBeans.

Apesar de ser uma máquina de pouco poder de processamento, o Acer Aspire One com processador Intel Atom N270 de 1.6GHz, 1GB de RAM, 160GB de HD e tela de 8.9" (resolução máxima de 1024x600), os softwares responderam com uma excelente performance. Inclusive as IDEs de desenvolvimento em Java.

Mesmo com toda a elegância da interface do UNR para o desktop no netbook, as vezes o tamanho da tela e as aplicações sempre iniciando maximizado incomodam um pouco. Também notei que o auto-falante embutido no netbook é horrível. Contudo, todos os codec instalados para mp3, DVD, mp4 e divX funcionaram muito bem. Até ficou parecendo com um daqueles DVD players portáteis que tem uma pequena tela embutida para ver filmes.


A distribuição Ubuntu como sempre está evoluindo e se tornando cada vez mais fácil de instalar e usar. As vezes me pergunto porque as pessoas ainda insistem em usar um Windows limitado ou pirata quando já temos uma excelente solução disponível para todos.

2 comentários:

Giggia Carvalho disse...

tenho um aspire one de 512mb ram e queria saber se por um acaso vc sabe de alguma versão do eclipse (para php) que rode com esta pouca memória... tentei colocar o que tenho na minha máquina (PC) e trava... obrigada

leodg disse...

muito bom mesmo.... tenho um estava travando para o xp coloqui ele rodou perfeitamente com todos com tudo... so queria saber aalgumas configurações como mudar layout do menu estas coisas... valeu