sexta-feira, 4 de junho de 2010

Motorola Milestone vesus Apple iPhone 3GS

Qual escolher? Qual o melhor? Êita decisão difícil!

Num comparativo realizado pela Info, o iPhone 3GS levou a melhor em alguns quesitos, mas o Motorola Milestone, além do Android 2.0, ganha em alguns pontos no hardware. Apesar da Motorola já oferecer um outro celular com Android (o Motorola Dext), no momento o Milestone é a nossa única opção com a versão mais nova do Android.

O Motorola Milestone conta com uma câmera fotográfica de 5M pixels contra a câmera de 3M pixels do iPhone. Além disso, o Milestone oferece flash através de LED e um certo nível de zoom. Contudo, o design quadradão do Milestone desanima qualquer um. Inclusive é chamado de Android de tiozão pela Info.

Tirando a câmera fotográfica e o sistema operacional aberto da Google (o Android) no Motorola Milestone, sem dúvida o iPhone se mostra melhor em vários aspectos, como comentado na avaliação da Info. O design e a usabilidade do iPhone são imbatíveis.

Apesar da velocidade proporcionada pelo Android, pela presença da Google, por ser mais simples de desenvolver aplicativos e disponibilizá-los sem muita burocracia para venda na loja online do Android, acabei optando pelo iPhone pelo design, facilidade de uso e excelente integração com o iTunes via um MacBook Pro que possuo. Contudo, achei muito chato não suportar multi-tarefa, ao sair do Skype para rodar outro aplicativo, o iPhone desconecta a minha conta Skype. Tem uma boa gambi para os programas serem atualizados periodicamente via a tecnologia de "push". Mas nem todo aplicativo suporta o "push".

Como disse o TK, que tem em mãos as duas plataformas, no seu twitter: "O iPhone é realmente um belo trabalho que oferece uma ótima experiência para o usuário. Como este trabalho de criar uma boa UI é valioso." (link) e "Testei o Android: funciona, rápido; muito legal e melhor que muito celular mais caro. Mas a interface com o usuário do iPhone é incomparável" (link).

Mais informações:


Não pude deixar de notar que a operadora aqui na região que comercializa os dois celulares, oferece o iPhone e Milestone por quase o mesmo preço para o meu perfil de consumo de ligações e 3G. Portanto, a escolha foi difícil!

2 comentários:

Yara Senger disse...

Eu tenho iPhone, mas tambem quero Android para experimentar! Risos. Adorei o post!

Saulo Quaggio disse...

Sou um tiozão, mas detesto esse design medonho do milestone. O teclado slip é inutil. A multitarefa dá mais dor de cabeça que alegrias: fica ligando pra quem nao quero, enche de aplicativos e trava, gasta internet a toa. Enrosca no basico, atender uma chamada as vezes é impossivel. Resumindo: um lixo, vou comprar um iphone e jogar fora esta droga.