terça-feira, 9 de novembro de 2010

TDC2010 em Floripa foi sensacional!

Neste último final de semana aconteceu em Florianópolis a terceira edição do "The Developers Conference" promovido pela Globalcode e V.Office. O evento contou com mais de 500 inscrições, 6 trilhas de assuntos e 42 palestras. Eu tive a oportunidade ímpar de contribuir com 3 palestras de assuntos que gosto muito. Foi sensacional!

Agora resolvi publicar aqui os slides que utilizei durante as palestras. A primeira palestra foi sobre computação física com Arduino, Program-ME e a plataforma Java. Apresentei nesta palestra o conceito de computação física, hardware open source, além de mostrar o Arduino e o Program-ME (exemplos de hardware open source) como excelentes meios de realizar/experimentar/aprender computação física.
Na segunda palestra falei sobre a plataforma Spring através do tema "Spring 3: Uma plataforma além do framework". O objetivo era apresentar os vários frameworks, linguagens, ferramentas e portes do Spring que começam a estabelecer uma nova plataforma de desenvolvimento de aplicações Java. Na segunda parte desta palestra tratei das funcionalidades e características presentes na versão 3.0 do Spring Framework.
A terceira e última palestra foi para mostrar a ferramenta de geração de códigos chamada de Spring Roo. O objetivo desta palestra, além de definir e apresentar o Spring Roo, era de mostrar como gerar uma aplicação Web baseada em GWT (Google Web Toolkit) e o deploy no GAE (Google App Engine). A aplicação gerada e demonstrada durante a palestra está disponível no GAE: Scrum ROO Toys. Disponibilizei também o script para criação da aplicação demo através do ROO shell: ScroomToys.
Outras apresentação estão disponíveis no site oficial do evento: The Developers Conference 2010.

Como sempre, não pude deixar de visitar um pub local para beber uma cervejinha artezanal da região. Daí, o happy hour para network etílico aconteceu no Chopp do Gus (sábado) e na Academia da Cerveja (domingo).

By spock
http://linkedin.spock.com.br/
http://facebook.spock.com.br/
http://www.springbrasil.com.br/

Nenhum comentário: