terça-feira, 15 de junho de 2010

Arquitetura do ScrumToys influencia livro sobre JSF 2.0

Recentemente participei do desenvolvimento da aplicação exemplo chamada de ScrumToys para demonstrar o maior número possível de funcionalidades do JSF 2.0. Boa parte do refactoring da arquitetura de componentes na camada de controle e modelo foi realizado por mim.

Alguns detalhes sobre as classes implementadas para suporte aos Managed Beans da aplicação ScrumToys estão disponíveis no blog da Globalcode: Um pouco sobre a arquitetura do ScrumToys.

As simplificações propostas nas classes implementadas na camada de controle serviram de referência para o desenvolvimento dos exemplos contidos no livro JavaServer Faces 2.0, The Complete Reference, escrito pelo Ed Burns, líder da especificação do JSF 2.0 no JCP, e pelo Chris Schalk, Developer Advocate no Google. Este livro implementa uma aplicação chamada Virtual Trainer ao usar a modelagem para gerenciamento do contexto de persistência e demarcação da transação via JTA através de classes base abstratas para os Managed Beans do JSF 2.0 no ScrumToys.

Um trecho do livro está disponível no Google Books e indica uma referência indireta à arquitetura proposta pelo ScrumToys.


O projeto ScrumToys foi incorporado à versão final do NetBeans 6.8 como uma demonstração de aplicação Web. O vídeo a seguir ilustra o uso do NetBeans para criar este projeto a partir de um wizard da ferramenta e permitir o acesso aos códigos de demonstração do JSF 2.0:


Em reconhecimento ao trabalho realizado, o Ed Burn faz referência à alguns desenvolvedores deste projeto no tópico Acknowledgments do livro.

Ed, muito obrigado!

By Spock
http://twitter.spock.com.br/
http://www.springbrasil.com.br/

Um comentário:

Gabriel Pereira Borges disse...

Dr. FANTÁSTICO. De verdade... Que reconhecimento hein? Vc merece, pois há anos tem feito um trabalho brilhante evangelizando inúmeras pessoas no Java e tecnologias relacionadas... Parabéns!